Reforma Tributária do Consumo: DTE será obrigatório para todas as empresas a partir de 2026
- Sindeprestem

- 18 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as pessoas jurídicas estarão obrigadas a utilizar o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) como canal oficial de comunicação com a Receita Federal. A medida integra a implementação da Reforma Tributária do Consumo (RTC) e está prevista na Lei Complementar nº 214/2025, além de seguir o disposto no Decreto nº 70.235/1972, que estabelece a ciência presumida das comunicações enviadas por meios eletrônicos.
Com a mudança, todas as notificações, intimações e avisos fiscais passarão a ser enviados exclusivamente pela Caixa Postal do Portal e-CAC, substituindo comunicações físicas e reduzindo riscos de atrasos ou perdas de prazos.
Por que isso exige atenção das empresas?
A leitura da mensagem no DTE será considerada ciência oficial da comunicação.
Mesmo sem acesso à Caixa Postal, os prazos legais começam a contar, podendo gerar penalidades.
O uso do DTE garante mais agilidade, segurança e transparência na relação com o fisco.
Como as empresas devem se preparar?
Verificar regularmente a Caixa Postal no Portal e-CAC.
Manter os dados cadastrais atualizados junto à Receita Federal.
Estabelecer uma rotina interna para monitoramento das mensagens recebidas e cumprimento dos prazos.
Importante
Manter-se informado é fundamental para evitar surpresas, reduzir riscos fiscais e assegurar o cumprimento adequado das obrigações tributárias.
Para mais detalhes, recomenda-se consultar o contador responsável pela empresa ou acessar o portal da Receita Federal.
📎 Clique aqui para ler mais no site oficial da Receita Federal.




Comentários