Você está em: Regionais » Campinas (93)

Campinas

Campinas

14/04/2011

Por diversas vezes o ministro do Trabalho e Em­prego, Carlos Lupi, admitiu que a falta de mão de obra qua­lificada pode afetar o desempenho da economia brasileira em 2011. Segundo ele, alguns setores já re­duziram os investimentos por causa do problema, entre eles o da construção civil. Mas a crise no emprego também atinge a prestação de serviços especializados. Campinas é um exemplo.


O município, que bateu recorde de geração de em­pregos formais em 2010, agora sofre com a dificuldade pa­ra encontrar trabalhadores qualificados em segmentos como vigilância e limpeza. De acordo com o diretor regional do Sindeprestem Luiz Simões da Cunha, al­gumas prestadoras de serviços da região já estão per­dendo oportunidades de negócios. “As empresas têm re­cu­sado contratos por conta da indisponibilidade de mão de obra no mercado.”


Segundo o diretor, a alternativa tem sido fazer res­salvas nas propostas às tomadoras para aumentar o prazo para recrutamento de candidatos. “Vagas que eram preenchidas em 15 dias em média, agora levam até o dobro do tempo”, contabiliza Simões.
De acordo com o Ministério do Trabalho, no ano passado foram abertas mais de 24 mil vagas com carteira assinada em Campinas, a melhor marca dos últimos dez anos. Hoje, os empresários da região estão preocupados com a falta de mão de obra e fazem coro para que sejam realizados mais projetos de capacitação e qualificação.


Contato com a regional pelo e-mail diretoria.reg.campinas@sindeprestem.com.br

Login SINDEPRESTEM - ® todos os direitos reservados - sindeprestem@sindeprestem.com.br
Av. São Luís, 258 - 18º andar - Centro / Cep: 01046-915 - São Paulo - SP / TEL: (11) 3215-8250
developed by potpracy & L2 propaganda