Você está em: O Sindeprestem » Histórico (90)

Histórico

SINDEPRESTEM - Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo - nasceu em 04 de junho de 1991 para representar as empresas de Trabalho Temporário e Terceirização de Serviços no Estado de São Paulo. Até então o segmento era vinculado ao Sindicato dos Contabilistas e não tinha a representatividade ideal. A partir da fundação do sindicato, a categoria pôde ter sua própria Convenção Coletiva e defender amplamente os interesses de seu setor.

A criação do SINDEPRESTEM foi inspirada na ação de outros sindicatos de prestação de serviços e na defesa do segmento que representa. A entidade surgiu como uma espécie de escudo diante das turbulências do ambiente de crise que afetavam o segmento de serviços no país. Em 1993, voltou-se com ênfase para questões internas da atividade e começou a oferecer uma gama de serviços às empresas sindicalizadas, filiadas e associadas.

Paralela à criação do SINDEPRESTEM surgiu, em 1992, o Sindeepres (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo). Os trabalhadores passaram a ter uma representação específica de sua classe profissional, reconhecida pelo Ministério do Trabalho.

Ao completar 23 Anos, a atuação do SINDEPRESTEM pode ser considerada como um verdadeiro marco na história do Trabalho Temporário e dos Serviços Terceirizáveis no Brasil, através das seguintes ações, projetos e conquistas:

•  Compra e Reforma da Sede Própria (Edifício Zarvos, em São Paulo).
  • Realização de Congressos Nacionais e Internacionais (Mundial e Latino Americanos) no Brasil, todos em parceria com Entidades Parceiras (ABRH/CEBRASSE/CLETT&A/CIETT).
  • Realização, no Brasil, em parceria com a CIETT/CLETT&A, do Congresso Mundial de Terceirização e Trabalho Temporário, em São Paulo, Maio de 2010, com a participação de 800 Congressistas de diversos países.
  • Principal porta voz no país do setor de Serviços Temporários e Terceirizáveis, com cerca de 5.000 inserções nos principais veículos da mídia brasileira, com cobertura nacional, local e regional.
  • Criação de ferramentas inovadoras de comunicação interna e externa, levando informações e interagindo com os diversos setores que formam o SINDEPRESTEM, com destaque para o Jornal  Presstem, Portal na Internet e Redes Sociais.
  • Consolidação das Relações Políticas, em todos os poderes da República e em todos os níveis da Administração Pública, defendendo nossos interesses e trabalhando por reformas políticas, tributárias, trabalhistas, sindicais e legais de interesse dos setores representados.
  • Consolidação das Relações Institucionais, construindo uma relação sólida e profícua com Sindicatos, Federações, Confederações, Câmaras Setoriais, Centrais Sindicais, Associações e Formadores de Opinião, voltados para os nossos interesses e conquistando o reconhecimento da credibilidade e representatividade de nossas Instituições.
  • Formação de Parcerias com Entidades Nacionais representativas, dentre as quais merecem destaque a Cebrasse, a Fiesp, a CNI,  a Abralimp, o Sebrae, a ABRH-SP, a ABRH Nacional, a CNC e a Fenaserhtt.
  • Pesquisas Setoriais e Pontuais que transformaram-se em referência junto à mídia brasileira e adquiriram uma importância estratégica junto ao nosso público interno, empresas tomadoras, governo e formadores de opinião.
  • Criação dos Comitês Setoriais, consolidando o conceito de especialização na prestação de serviços terceirizáveis através de diretorias próprias, convenções coletivas específicas e programas de qualificação.
  • Lançamento do Portal do Emprego, ferramenta que permite o contato direto entre Empresas e Trabalhadores, através de plataforma informatizada que permite o cadastro de milhares de candidatos a emprego sem nenhum custo e de forma rápida.
  • Cursos de Qualificação que formaram milhares de profissionais ao longo destes 23 anos, voltados para profissionais atuantes nos quadros administrativos, operacionais, gerenciais e comerciais de nossas Empresas.
  • Ações de Responsabilidade Social voltadas para a formação de Pessoas com deficiência e Menores Aprendizes.
  • Ampliação do quadro Associativo. Começamos em 1991 com 30 Empresas, e hoje representamos cerca de 5.000 Empresas de
    Trabalho Temporário e Serviços Terceirizáveis no Estado de São Paulo, entre Associadas, Filiadas e Sindicalizadas.
  • Ampliação da Rede de Diretorias Regionais, com presença em praticamente todas as Regiões Administrativas do Estado.

> PLANO DIRETOR PARA 2014 (clique aqui e veja na íntegra)

Login Sindeprestem - ® todos os direitos reservados
Av. São Luís, 258 - 18º andar - Centro - 01046-915 - São Paulo - SP