• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

15/04/2019 | Bancos reveem para baixo projeção para crescimento do PIB este ano - O Globo

Bancos e consultorias fizeram ontem novos cortes nas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2019. A mais drástica é a do banco Itaú, que reduziu sua estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) este ano de 2% para 1,3%. O Banco Bradesco também revisou sua projeção para baixo, de 2,4% para 1,9%, assim como a MB Associados, que cortou sua estimativa em 0,5 ponto percentual, de 2% para 1,5%, com viés de baixa.

De acordo o relatório do Itaú, a revisão incorpora “dados correntes mais fracos, além da percepção de um arrefecimento mais amplo da atividade à frente”. O banco destacou desempenhos ruins da indústria, que segue estagnada, e dos investimentos, que não dão sinais de retomada. E a queda na confiança do consumidor e de empresários em uma melhora da atividade. — Quando olhamos os dados como um todo, os índices de confiança e a criação de empregos formais, notamos a atividade perdendo fôlego. E o investimento está demorando mais para reagir, a indústria está estagnada — explicou Felipe Salles, superintendente de Pesquisa Econômica do Itaú.

Na avaliação do MB Associados, parte do crescimento baixo do começo deste ano se dá por um cenário internacional que tem piorado gradativamente nos últimos meses, com o agravante de a Argentina, principal parceiro comercial do Brasil em automóveis, ter entrado em recessão em 2018. Além disso, a crise fiscal impede aumento de gasto público temporário para estimular a economia. A MB Associados vê um cenário em que a aprovação da reforma da Previdência ficou para o segundo semestre. “O banho de água fria de um mercado que acreditava em rápida aprovação da reforma tem ajudado a diminuir as expectativas gerais sobre a economia”, diz o relatório da consultoria.

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02