02/05/2017 | Extinção de imposto sindical enfraquece entidades menores - Valor Econômico

A extinção do imposto sindical, aprovada na semana passada pela Câmara Federal durante votação da reforma trabalhista, vai afetar a estrutura de sindicatos patronais e de trabalhadores pelo país. Sindicatos maiores e que representa grandes empresas tendem a sentir menos os efeitos do fim do imposto. Mas tanto empresários quanto trabalhadores, alertam para as dificuldades que a mudança fatalmente trará, principalmente, para sindicatos de menor porte.

"Para os setores industriais mais fortes, o fim da contribuição obrigatória tem um peso menor, mas há muitos pequenos sindicatos do interior do Estado que estão fazendo um bom trabalho e que dependem desse imposto", diz Fernando Coura, empresário do setor de ferro gusa em Minas Gerais e presidente do Sindiextra, que congrega empresas do setor da extração mineral em Minas Gerais. "Como eles vão substituir essa receita?"

Ele cita a situação de sindicatos patronais rurais pelo interior de Minas, com um dos segmentos que correm o risco de sofrer mais problemas. Coura, como outros empresários com atuação de classe, defende que o melhor seria uma mudança gradativa do fim do imposto sindical e esta que levasse em conta realidades setoriais.

Mesmo para o Sindiextra, que tem entre seus associados grandes mineradoras, a fatia do imposto sindical não é algo desprezível: representa cerca de 10% de seu orçamento anual.