• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas

12/07/2018 | Novo ministro do Trabalho suspende por 90 dias autorizações de registros sindicais - O Globo

O novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, suspendeu as autorizações de registro sindical por 90 dias. A medida não se aplica às decisões judiciais, quando as entidades recorrem ao Judiciário para obter o registro. A suspensão, um dos primeiros atos do ministro à frente da pasta, foi publicada na edição do Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

O novo ministro substituiu Helton Yomura, afastado do cargo na semana passada depois de ter sido alvo da Operação Registro Espúrio da Polícia Federal. Um dos alvos da investigação foi a concessão de registros sindicais em troca de vantagens. Além dessa atividade, todos os processos do Ministério serão revistos, inclusive os contratos, onde há também suspeitas de irregularidades. Pessoas ligadas a Yomura estão sendo exoneradas do cargo.