• Evento Manaus
  • Banner Reforma Tributária
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

20/06/2018 | Demanda das empresas por crédito diminui 7,9% - Valor Econômico

A demanda das empresas por crédito recuou 7,9% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi a primeira queda, nos últimos oito meses, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Na comparação com abril, a procura dos empresários por crédito caiu 2,1%. Com esses resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito subiu 2,9% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2018.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, se a paralisação dos caminhoneiros nos últimos 11 dias de maio não causou impactos significativos sobre a procura dos consumidores por crédito, o mesmo não pode ser dito a respeito da demanda empresarial por algum tipo de financiamento, diz o relatório.

"A desestruturação, ainda que temporária, de diversas cadeias produtivas gerou diminuição significativa na busca das empresas por crédito, pela interrupção das atividades em diversos setores econômicos", diz o documento.

A queda interanual da busca empresarial por crédito em maio foi mais intensa nas micro e pequenas empresas - recuo de 2,4%. Nas médias empresas, houve retração, porém menor, de 2,4%. Nas grandes empresas, houve queda de 2,5% em maio frente ao mesmo mês de 2017.

Na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 3% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas, houve retração de 3% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 2%. Em maio, as empresas industriais diminuíram a demanda por crédito em 8,5% frente a maio de 2017. Nas empresas de serviços, houve queda de 2,5% em maio frente ao mesmo mês de 2017. Nas empresas de serviços, houve queda de 7,7%, e nas empresas comerciais, houve recuo de 8,0%.

Frente ao acumulado dos primeiros cinco meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram a demanda por crédito em 4,8%. Nas empresas comerciais, a alta foi de 0,9%, Nas empresas industriais, a expansão foi de 2,3%.

A demanda empresarial por crédito caiu 3,9% no Centro-Oeste, 5,9% no Sul, 7,1% no Nordeste, 9,1% no Norte e 9,7% no Sudeste, em maio em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2018, todas as regiões, exceto a Norte (-2,1%) mostraram avanço na demanda por crédito.