• WORKSHOP E-SOCIAL
  • Banner Reforma Tributária
  • Diretoria executiva propõe agenda de encontros presenciais com filiados e associados
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

24/04/2018 | Aposentadoria mais rápida: INSS Digital será implantado no Estado do Rio - O Globo

Sistema deve reduzir prazo de agendamento de dois meses para uma semana

POR BRUNO DUTRA

RIO — Na próxima quinta-feira, será implementado no Estado do Rio o sistema INSS Digital, que visa a agilizar a liberação de aposentadorias aos segurados. Os 105 postos de atendimento do órgão no estado passarão apenas a receber a documentação do segurado, que será digitalizada e entregue a um polo de concessão. É esse polo que vai analisar o requerimento. Após esse processo, o beneficiário poderá acompanhar a tramitação pela internet, por meio do portal Meu INSS.

Segundo o superintendente regional do INSS para Minas Gerais, Rio e Espírito Santo, Paulo Eduardo Cirino, o INSS Digital deve reduzir o tempo médio de espera para conseguir uma data de atendimento de dois meses para uma semana. Já o prazo para obter a resposta, que hoje pode chegar a cinco meses, ou 150 dias, cairia para 45 dias.

O sistema funcionará da seguinte forma: o segurado terá de agendar o atendimento por meio do telefone 135 ou pelo site do INSS. Na data marcada, é preciso levar os documentos à agência, onde serão escaneados. Depois, o trabalhador receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar o andamento do processo, pelo portal Meu INSS.

O Estado do Rio será o primeiro da Região Sudeste a ter todas as agências no modelo digital e o décimo do país. Atualmente, os pedidos feitos no Rio são analisados em Belo Horizonte, por uma equipe de 75 servidores. O polo do Rio terá 50 servidores e deve entrar em funcionamento 90 dias depois da implementação do novo modelo.

— Fazer esse trabalho no Rio é muito importante, pois a capital enfrenta muitos problemas no atendimento — diz Cirino.