08/09/2017 | Contratação mais lenta – Folha de S. Paulo

A demanda por consultorias de RH especializadas em contratação aumentou junto com a melhora do mercado de trabalho, mas os processos seletivos não são mais iguais ao do momento anterior à crise: estão mais lentos.

"Peguei [o contrato para preencher] uma vaga que estava aberta há mais de um ano e fechei em 40 dias —isso, para mim, é muito tempo", diz Márcia Almström, diretora da Manpower.

Há mais oferta de mão de obra, mas ela está concentrada em serviços que ainda não são demandados pelo mercado. As vagas em aberto têm uma escassez semelhante a dos anos de desemprego em baixa, afirma Almström.

A incerteza dos contratantes também tornou os processos seletivos mais morosos, diz Roberto Picino, diretor -executivo da Michael Page. "Algumas vagas exigem mais dos executivos, e isso soma etapas às contratações."

Seleções muito arrastadas podem ser prejudiciais, diz ele. "Reviravoltas e hesitações em excesso comumente implicam escolhas ruins."