31/08/2017 | Recuperação ocorre com empregos de baixa qualidade, diz IBGE - Valor Econômico

Por Bruno Villas Bôas

RIO - O crescimento do número de trabalhadores ocupados no período de maio a julho deste ano, quando 1,4 milhão de postos foram gerados na comparação aos três meses anteriores, aponta recuperação do mercado, mas preocupa por causa da baixa qualidade dos novos empregos. A avaliação é de Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

"Todo processo de recuperação do crescimento da população ocupada [empregada] é algo favorável, mas esse dado preocupa porque ocorre em cima de uma plataforma informal. Se essa dinâmica perdurar, é algo que preocupa porque temos empregos de baixa qualidade. O emprego sem registro não tem garantias trabalhistas", disse o coordenador.

No período de maio a julho deste ano, o setor privado contratou, sem carteira de trabalho assinada, 468 mil pessoas a mais na comparação aos três meses anteriores. Além disso, 351 mil pessoas a mais passaram a trabalhar por conta. São na maioria dos casos ocupações autônomas como camelôs, manicures, vendedores de quentinhas, pedreiros.