16/08/2017 | Volume de serviços sobe 1,3% em junho, mas recua 3% em um ano – O Estado de S.Paulo

O volume de serviços prestados teve alta de 1,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de maio ante abril foi revista de uma alta de 0,1% para avanço de 0,5%.

Na comparação com junho do ano anterior, houve redução de 3,0% em junho deste ano, já descontado o efeito da inflação.

A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 4,1%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 4,7%.

Por atividade, o segmento de serviços prestados às famílias registrou um avanço de 1,0% na passagem de maio para junho. Os demais resultados positivos foram registrados no setor de Outros Serviços, com crescimento de 0,7%; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com avanço de 1,0%; e Serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 0,8%.

O agregado especial das Atividades Turísticas apresentou elevação de 5,3% em junho ante maio. Na direção oposta, houve perda em Serviços de informação e comunicação, com queda de 0,2%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado.

Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal cresceu 1,0% em junho ante maio. Na comparação com junho do ano passado, houve alta na receita nominal de 3,2%.